Sobre a Raça

 

Este gato existe para o maravilhar. Se o permitir, vai ainda ser o seu melhor amigo. Originário da bela península escandinava, rica em lendas e exotismo. Assim, a crença popular atribuiu a esta  raça poderes sobrenaturais e alegou que era uma mistura de gato com lince. Por isso, o gato era conhecido pelo nome de gato Huldrekatt ou Troll. Na Noruega, é conhecida como Skogkatt, que literalmente significa "gato da floresta." 
Foi assim que, após séculos vivendo na solidão da floresta, sofrendo frio e nevões, o gato da floresta veio até nós, tornando-se um parceiro inestimável de beleza selvagem e participante de concursos. O Bosque da Noruega é um animal muito saudável, com instinto de caça, mas que necessita companhia. A sua natureza faz dele um gato muito afectuoso, calmo e brincalhão, que se adapta facilmente a qualquer espaço. É um gato muito caseiro, que gosta de estar com as pessoas e entre outros animais. Mantém sempre uma grande paciência e é conhecidos pela sua inteligência e curiosidade. Está bem adaptado ao frio, por isso não esperemos que em dias quentes esteja ao nosso colo, prefere estar num lugar fresco. Ele também gosta de escalar e olhar tudo de lugares altos.
O gato Bosque da Noruega é forte e elegante, de tamanho grande, mas de lento desenvolvimento, continua a crescer: até aos quatro anos o sexo masculino e três o feminino, sendo que o macho pode chegar a oito a dez quilos e a fêmea entre quatro a cinco.
Sua compleição é forte e ágil, aspecto felino e excelente trepadore. Esse talento deriva das suas patas traseiras mais longas do que as frente tornando mais fácil o seu equilíbrio.

Estalão da Raça

 

A cabeça é triangular, o perfil é direito e as orelhas pontiagudas e direitas.Os olhos são grandes e bem abertos e o queixo é firme.

A cauda é comprida e espessa, de preferência deve chegar ao pescoço do gato, e as patas devem ter tufos de pêlos entre os dedos.

O seu olhar, vivo e expressivo, é vigilante e parece em permanente alerta, o que vai bem com as amplas orelhas. Ambos se inscrevem numa cabeça triangular. A cauda é um verdadeiro luxo, mas também ela cumpre a sua função: manter o gato quente, pois é nela que enterra o focinho quando se aninha para dormir; aquecer a ninhada; e ainda conferir-lhe equilíbrio, tão necessário no inóspito meio em que nasceu. Por vezes, apenas a exibe com orgulho.

 
Caracteristicas da Pelagem

A pelagem dupla é mais densa durante o Inverno, protegendo o gato do frio e da humidade.O pequeno pêlo denso tem a função de manter o corpo quente, enquanto que o pêlo maior de protecção, é impermeável à água e à neve.Normalmente apresenta um bonito "cachecol" à volta do pescoço e sobre o peito.
  
O pêlo longo, contrariamente ao esperado, não exige cuidados diários, afinal, a Mãe Natureza sabe bem o que faz. Porém, uma vez por semana, principalmente na época de muda, é bem vinda. O que não deve descurar é um tronco, ou qualquer outro apetrecho, que encontrará nas lojas de animais de estimação, para afiar as suas garras fortes. E se o quer fazer mesmo muito feliz, proporcione- lhe uma estrutura que ele possa subir e descer, num misto de actividade física e de brincadeira. Com tanta informação genética a ligá- lo à floresta, pode crer que o Gato dos Bosques da Noruega adora olhar o seu território lá bem do cimo. Em relação a este deus-gato apenas encontramos um grande contra: o facto de, provavelmente, não conseguir ter apenas um.
O gato  Bosques da Noruega foi inscrito na categoria dos gatos de pêlo semi-longo e reconhecido oficialmente pela Federação Internacional Felina em 1977, foi redigido um standard oficial, o qual foi posteriormente modificado para evitar qualquer confusão com o Maine Coon.  Os primeiros exemplares chegaram à Alemanha e aos Estados Unidos em 1979, à Grã-Bretanha em 1980 e finalmente à França em 1982. A Suécia possui a maior população de gatos dos bosques da Noruega. Esta raça obtém muito êxito nas exposições. A sua aparência selvagem, beleza natural e robustez, são muito apreciadas.

 

 

 

 

 

 

 

<a data-pin-do="buttonBookmark" data-pin-lang="pt" data-pin-save="true" href="https://pt.pinterest.com/pin/create/button/"></a>